Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#BANRISUL | 24/01/2025
Banrisulenses não aceitam redução de jornada com redução salarial

Plenária, que reuniu mais de 700 empregados e empregadas do Banrisul na noite desta quinta-feira (23/01), marca o início da negociação sobre reestruturação da carreira.

Foram mais de duas horas de debate, em que sindicalistas e base discutiram a proposta apresentada pelo Banrisul, que prevê redução de jornada de 8 horas para 6 horas, com perdas salariais e de funções comissionadas. 

Demonstrando um forte engajamento, banrisulenses deixaram muito claro que, embora reconheçam a necessidade de reestruturar as carreiras, não irão aceitar reduções de salário ou perdas de direitos.  

O coordenador da Comissão de Empregados do Banrisul (COE), em exercício, Luciano Fetzner, garantiu que, de acordo com avaliação econômica do Dieese, é possível atender as demandas dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, promover o crescimento do Banrisul. Ele defendeu que o processo seja feito com calma e de maneira estratégica, para que não haja perdas para os trabalhadores.

A proposta apresentada pelo Banrisul remodela e cria cargos e funções de 6 horas, o que reduz a jornada em 25% para boa parte do quadro funcional do Banco. Porém, prevê redução salarial de até 37% em alguns casos, o que foi rechaçado em mesa pelos representantes dos funcionários.

A carga horária dos bancários é de 6h, exceto para cargos de gestão. A COE defende a redução de jornada, uma bandeira histórica do movimento sindical, desde que sem redução salarial ou retirada de direitos. 

Também exige isonomia e a transparência na divulgação de todos os temas relacionados às condições de trabalho dos colegas e a valorização das gratificações de função. E o Banrisul tem a chance de corrigir erros históricos nessa negociação.

O próximo passo será a construção de uma contraproposta que tenha como base a defesa de princípios defendidos durante a plenária. Para isso, a COE se reunirá novamente com o Banco na próxima semana, levando para a mesa feedbacks e questionamentos recolhidos junto aos colegas.

Atenção banrisulenses: fiquem atentos às informações divulgadas nas redes sociais da Fetrafi-RS e dos sindicatos. Não busque informações nas "rádios corredores" e/ou em grupos de whatsapp que não sejam os oficiais. 

Acesse AQUI a proposta do Banrisul


 

OUTRAS MATÉRIAS
Itaú | 20/02/2025
Aposentados dos Itaú intensificam mobilização para cobrar solução sobre plano de saúde
Categoria já entregou sugestões para garantir acesso ao plano de saúde em momento crucial de suas vidas
Movimento Sindical | 20/02/2025
Ministro do Trabalho recebe Comando Nacional e Comissão dos Bancos da Fenaban para o lançamento do sistema de autorregulação dos bancários
Negociação dos bancários garante 85% das cláusulas acima da lei
#ITAÚ | 19/02/2025
Aposentados do Itaú divulgam carta-aberta sobre falta de isonomia em plano de saúde
Nesta quarta-feira (19/02), haverá sessão de conciliação no MPT do Rio de Janeiro.