Os empregados da Caixa do Rio Grande do Sul participaram do 41º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (CONECEF), realizado entre os dias 17 e 19 de junho, em São Paulo. A delegação gaúcha foi formada por 21 representantes, entre delegados eleitos no encontro estadual da categoria e um representante da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa). O grupo reuniu trabalhadores da capital e do interior do estado e garantiu a paridade de gênero.
Para o representante gaúcho da CEE/Caixa, Lucas da Cunha, esses espaços são fundamentais para o futuro da categoria. "Tanto o Encontro Estadual quanto o Conecef são momentos muito importantes da organização da nossa pauta de reivindicações e da nossa campanha nacional", pontuou.
Dinâmica de debates e o desafio do Acordo Coletivo
Para garantir uma participação estratégica, a delegação gaúcha dividiu-se entre os quatro grupos que nortearam os debates do 41º CONECEF: Saúde e Condições de Trabalho; Defesa da Caixa e Funcef; Remuneração e Carreira; e Saúde Caixa. Em cada uma dessas frentes, os delegados defenderam as propostas formuladas previamente pela base gaúcha, que foram analisadas e encaminhadas para aprovação na plenária final do congresso.
O acúmulo dos debates realizados no congresso serve de base para a Campanha Nacional deste ano, que se desenha sob um cenário de alta complexidade jurídica e sindical. Lucas da Cunha explica que o principal desafio da categoria no período será a necessidade de renovar, de forma simultânea, diferentes acordos com o banco: o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico, que rege as cláusulas gerais dos bancários da Caixa; o acordo específico do Saúde Caixa, que trata da assistência médica; e a renovação do acordo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). “Isso vai necessitar uma mobilização maior e uma atenção maior dos empregados para todos os próximos passos”, alertou Lucas.
Saúde Caixa é prioridade nas negociações
O representante gaúcho reforçou que a assistência médica dos funcionários é o tema que gera maior preocupação e que exigirá vigilância redobrada nas mobilizações propostas pelas entidades sindicais.
Entre os pontos prioritários destacados por Lucas estão a manutenção dos princípios históricos do plano, como o mutualismo, a solidariedade e o pacto intergeracional, a derrubada do teto de 6,5% da folha de pagamento imposto pelo banco, e a melhoria do atendimento e da rede credenciada. Além disso, a pauta gaúcha e nacional exige o fim da discriminação com os novos contratados, buscando a inclusão dos empregados pós-2018 na mesma condição de direito de levar o Saúde Caixa para a aposentadoria.
Entrega da minuta de reivindicações
As propostas validadas pelos gaúchos e pelas demais delegações do país foram incorporadas à minuta de reivindicações dos empregados do banco. O desfecho desta etapa de mobilização acontece nesta quarta-feira, 24, em São Paulo, com a entrega oficial do documento à direção da Caixa Econômica Federal, dando início formal às negociações da campanha.
Texto: Thayssa Kruger
Foto: Contraf-CUT